Tuesday, August 25, 2009

Maconha: Tabu em pauta


Para botar um pinga-fogo por aqui, lanço um assunto polêmico para a nossa sociedade, que insiste em não discutir tabus, com alegações religiosas, culturais ou sociais. Mais do que qualquer coisa, o nome dessa intolerância é hipocrisia. Temos, sim, que falar sobre qualquer assunto. Infelizmente, o calango aqui não tem ainda opinião formada sobre a descriminalização da maconha, mas não se pode punir, utilizando o argumento de “apologia”, quem simplesmente quer levantar sua opinião. Liberdade de expressão – com responsabilidade, claro – sempre.

Lancem seus comentário, falem suas opiniões, mas, puramordideus, identifiquem-se!

Argentina já discute
Da AFP: “A Suprema Corte de Justiça da Argentina declarou inconstitucional, nesta terça-feira, a punição à posse de quantidades pequenas de maconha para consumo pessoal para maiores de idade, anunciou uma fonte do alto tribunal.

A sentença unânime estabelece que ‘deve-se proteger a privacidade das pessoas adultas para decidir sobre sua conduta’ em relação ao consumo de maconha, indica o texto divulgado à imprensa.

O tribunal alega ter se baseado na Constituição, segundo a qual ‘as ações privadas dos homens que não ofendem de nenhum modo a ordem e a moral pública, nem prejudicam um terceiro, estão apenas reservadas a Deus e isentas das autoridades dos magistrados’.

O texto, no entanto, adverte que ‘nenhuma permissão legal para consumir (maconha) indiscriminadamente foi outorgada’.
Nos últimos anos, várias sentenças judiciais optaram por submeter os réus a tratamento médico ao invés de condená-los à prisão no caso de consumo pessoal de maconha e cocaína.”

8 Comments:

At 7:38 PM, August 25, 2009 , Blogger Helinho said...

Eu fumo há 15 anos, todo dia e num sou viciado!

hehehehehe...

tb num sei se ja tenho opinião formada, mas acho q muita coisa aliviaria se fosse legalizada sim! Ora mais! Qm quiser fumar, fuma! A saúde é sua! Mas a questão da segurança pública diz a todos nós, e, claro q sempre vão achar outra coisa pra contrabandiar, mas tirando uma... ah! sei lá!

 
At 8:03 PM, August 25, 2009 , Blogger Unknown said...

Vi a reportagem no jornal, por um lado a pessoa que fuma um de vez em quando nao estaria comentando um crime, por outro aumentaria o consumo e ate futuros viciados. enfim, acho que com responsabilidade e um programa de concientizacao, daria certo. o pessoal ja consome mesmo. =D

Andre tu me mata de orgulho, hahhuahauha

parabens =**

 
At 6:19 AM, August 26, 2009 , Anonymous Anonymous said...

Hoje em dia é difícil quem não fume isso é um fato.É comprovado que faz menos mau que cigarro (tabaco) e ao meu ver bem menos mau que o álcool.Creio que a liberdade de expressão e a hipocrisia devem ser amenizados para que as relações se fortifiquem.Não concordo que o consumo iria aumentar, afinal temos como exemplo, a Holanda (que claro é um país de primeiro mundo mas, que a maioria dos holandeses não fumam mesmo tendo livre acesso e tendo permissão de ter dois pés da planta em casa).Creio também que os furtos não aumentariam afinal o que anda matando por aí é a danada da pedra, essa sim faz com que na fissura o dependente roube sem olhar a quem. A separação de drogas deve ser feita, não dá para comparar e nem cupá-las completamente pelo caos e insegurança que vivemos hoje. A falta de educação, moradia e os roubos constantes "dos maiores" sim!


ass: Aline Pedrosa

 
At 6:47 AM, August 26, 2009 , Anonymous Anonymous said...

''Acredito que nao deveria ser legalizado, concordo que cada um tem sua vida,quem quizer consumir maconha,que consuma, porém põem em risco a sociedade.''

bjao primo te adoro!
Jésia Costa

 
At 9:25 AM, August 26, 2009 , Anonymous Pádua Sampaio said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 9:34 AM, August 26, 2009 , Anonymous Pádua Sampaio said...

Eu não tenho nem dúvidas: tem que continuar sendo crime e penalizada como tal. É droga, vicia, faz mal, promove o crime, prejudica a socialização. É incorrer em grave erro pautar nossa opinião num individualismo hedonista, em que "Se eu quiser fumar, eu fumo; quem não quiser não fuma". Algumas questões são (vou lascar uma polissílaba agora) intrinsecamente coletivas. Ou seja: não há como dissociá-las do interesse público. Ingenuidade maior é acreditar que os malefícios sociais causados pela cannabis - tráfico, assaltos, roubos, etc - seriam sanados a partir da liberalização, porque "aí seria tudo regularizado". Regularizado como? Bandido usaria crachá? Neca de pitibiriba: morro continuaria sendo morro; traficante continuaria sendo traficante; avião continuaria sendo avião, e por aí vai. Por quê? Porque a desigualdade social, a concentração de renda, a educação precária e o desemprego persistiriam. O crime não precisa disso: ele já é organizado. Mas nós, do alto dos nossos edifícios, iluminados por um saber acadêmico incontestável - que, aliás, nos adestra para esse falso moralismo - legislando em causa própria, defendemos essa inversão cegamente, cheios de conceitos e prerrogativas, sem nunca ter conversado com alguém que perdeu um parente para as drogas. Seja policial, filho, irmão, pai, sobrinho, etc. Caso você ainda esteja em dúvida, vale refrescar a memória e assistir à Tropa de Elite mais uma vez. Depois, você volta aqui e opina novamente. Garanto que não serão as mesmas palavras.

 
At 11:11 AM, August 26, 2009 , Anonymous Valcir Machado said...

Acredito que qualquer droga que modifique o comportamento do indivíduo deva ser cerceada, tanto faz se lícita ou não. Quem não já viveu momentos desagradáveis, pra não dizer perigosos, ao lado de alguém ébrio? Imagina se usuário compulsivo de alucinógenos!!!

O poder público deve coibir o uso de drogas. É como usar capacete em motocicleta: o poder público cuida do usuário, mesmo que ele não queira se cuidar.

Acredito que até o álcool deva ter seu uso vigiado e regulamentado, visando coibir tantos atos maléficos e até criminosos, tanto mais drogas reconhecidamente alucinógenas.

Um grande abraço a todos.

Valcir Machado.

 
At 8:36 AM, September 09, 2009 , Blogger Sombra do dia said...

Pois é Andreh,
tô fazendo matéria sobre isso e acho que a discussão pró-legalização está bem avançada aqui no Brasil. O apoio do FHC e de outros tantos líderes acarretará, sim, em uma possível descriminalização. A titia Argentina (que segue o exemplo do México), com certeza, influenciará o resto da América do Sul, mas tantas são as coisas que temos que levar em conto a respeito do pós descriminalização e legalização que até dor de cabeça me dá.
Bem, conversei com um ex-viciado, que se considera Maconheiro Profissional. Ele me informou que a maconha destruiu a sua vida e teve que chegar ao fim do poço para se 'tocar'. Ele é totalmente contra a legalização da droga, uma vez que, segundo ele, o País não está preparado para isso. "Ao invés de gastarem dinheiro com isso, deveriam pensar em educar melhor as crianças, investir em moradias..." É o relato dele.
Pra encurtar: talvez role a legalização e talvez nem se discuta muito isso daqui pra frente. O certo é que temos de estar preparados para as mudanças na sociedade. Temos que pensar e repensar conceitos.
De acordo com uma pesquisadora do assunto, o álccol causa os mesmos danos ao cérebro que a maconha. O diferencial está no lobby das empresas de bebidas, que é muito forte.
Ou se proíbe o consumo de álcool ou legaliza a maconha...

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home