Saturday, April 19, 2008

Isabella News - número um


A Record News anuncia mudança na sua razão social. O Surtou apurou que o canal deverá se chamar Isabella News. Estranho, né? Não entendi.

Bom, a notícia, obviamente, não é verdadeira, mas bem que poderia ser. A espetacularização da tragédia da “menina Isabella” tomou proporções insuportáveis naquele e nos outros grandes produtos midiático nacionais. Pelos menos, a renda e a valorização do bairro aumentaram: casas vizinhas estão aumentando a renda cedendo um lugarzinho para captação de imagens privilegiadas... (que merda); deve ter carrinho vendendo cachorro-quente e churrasquinhos na rua... (salvação da carniça especulativa); enfim, uma festa. Mas festa?

Outro setor alavancado... (falando na apropriada linguagem econômica) foi o de prestação de serviço na comunicação. Claro! Mais jornalistas, técnicos, cinegrafistas, fotógrafos, blogueiros... (inclusive, eu, neste momento) estão trabalhando neste caso, que se transformou em uma verdadeira farra midiática. Audiência alta significa manter a banalização da violência, o que não é nenhuma novidade. É só olhar para os famigerados programas policiais locais. Mas isso é outra conversa.

Voltando à “menina Isabella”, a “forçassão” de barra é tão grande, que populares estão sendo interpelados pelos repórteres para opinarem sobre o caso. O problema é que a visão de condenação do casal, que ainda não havia sido nem indiciado (acusação formalizada pela Polícia), é a única que repassada. Manipulação?

A única ressalva é que somos seres humanos, e transpiramos emoções. Pena que todos estejamos sendo colocados à prova de análise 24 horas sobre o “espetáculo”. Prova disso, é uma prima minha, de nome preservado... (usando a também apropriada linguagem policial) que desenhou o fato da maneira como ela está entendento. Ver a imagem, publicada acima, desenhada por uma criança de seis anos é, no mínimo, intrigante e faz refletir.

Boa notícia. Para quem quiser fugir da “Novela Isabella News”, sem deixar de refletir sobre o caso e sobre a violência, claro, a indicação pertinente e clicar no link da Agência Boa notícia, uma iniciativa que valoriza o que de bom acontece. Este blog parabeniza a idéia e aplaude ações similares: http://www.boanoticia.org.br/

É osso, mas é isso!

Por Andreh Jonathas


5 Comments:

At 10:02 PM, April 19, 2008 , Blogger tribos urbanas said...

Os noticiarios deveriam tambem dar importancia as varias maes de familia que ficam reclusas por roubar alimento para familia, ou quem sabe, noticiar exaustivamente, sem perder nenhum ca´pitulo, os roubos dos governos... as sem-vergonhices dos nossos politicos.. que bom seriaaaa

 
At 10:10 PM, April 19, 2008 , Blogger Andreh Jonathas said...

quantas meninas e meninos n morreram de crimes bárbaros nesse período que a mídia só deu voz ao caso Isabelle?

Valeu pelo comentário, Carol

 
At 7:40 PM, April 20, 2008 , Anonymous Anonymous said...

Caro Andreh, olá!

É uma pena o 'shownarlismo'.

Nem precisamos de Umbertos Ecos para analisar o assunto.

Gostei do site boanoticia.org.br (Não conhecia! Achei bárbaro!)

No entanto, tenho um má notícia velha: No Brasil, todos os dias, duas crianças são mortas vítimas de violência doméstica.
Assim, respondendo sua pergunta: média de 40 crianças morreram em nosso país desde que o espetáculo Isabelle começou.

Abraços. Parabéns pelo blogue, hem?

 
At 7:50 PM, April 20, 2008 , Blogger Andreh Jonathas said...

Poisé, D'almada,
a gente só precisa de um poquim de bom senso pra ver o q tá rolando... nas pessoas próximas da gente mermo, vemos a extensão "espetáculo"...

gostei do "shownarlismo"...hehe
valeu pelo comentário

seu blog tbm é super interessante e é bem mais homogêneo...

eu mesmo q quis um espaço mais "bagunçado" e cheio de assuntos...é mais de mim..
abraço

 
At 9:53 AM, April 21, 2008 , Anonymous Anonymous said...

O pior, é que além dos que sobre valorizam o caso com essa cobertura repetitiva 24 horas, temos figuras como o embalsamável João Inácio Jr. que anúncia o pai da menina como um monstro... Sem qualquer pudor ou responsabilidade midiática... Resultado do conjunto: centenas de pessoas em frente a casa do pai do pai suspeito querendo linchar a figura. Bau bau estado de direito...

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home