Thursday, October 27, 2011

Especial Perú (sim, o Perú deles tem acento)

A partir de hoje (e até quando eu tiver saco pra continuar) o Surtou vai postar fotos e textos das férias do vosso jornalista aqui. Juntamente com minha amada, percorri milhares de quilômetros, tomei vários embarques e desembarques de táxis, ônibus, aviões e caronas. Provei chá de coca, inka cola, chicha morada, pisco sour, ceviche e também conheci o soroche (depois, digo o que é). Vinte dias para conhecer um pouco dos "Filhos do Sol", como são conhecidos os peruanos.

Viajar ao Peru, partindo de Fortaleza (CE), não é fácil. Por isso, foram cerca de quatro meses para organizar um passeio personalizado e fugindo das agências de viagens. Apesar do imenso trabalho, sai mais barato (mesmo!) viajar com mais independência. Confesso que, em alguns momentos, a comodidade diz: "Bem feito, não quis ir comigo!". Mesmo com tudo minuciosamente programado, é certo, haverá imprevistos.

Além de não ser um destino que sai barato, o Peru fica mais longe do que realmente é, pois não há voo direto de Fortaleza, então passa necessariamente por uma escala ou conexão, no caso, em São Paulo. Resultado: 18 horas de deslocamento até o primeiro destino. Pode preparar conversa, leitura e suporte de áudio pra retardar a impaciência.

Após comprar passagens, fechar hospedagens, ler sobre o país (esqueci de levar meu guia) e enfrentar a inicial maratona de deslocamento, vem talvez a mais desagradável - porém, superável - situação de mudar de ares: adaptação à altitude. Dos locais que visitamos, talvez somente Lima e Paracas estejam em nível do mar.

Antecipo que a história peruana e o patrimônio histórico deixado pelos Incas (muito bem conservado) são fascinantes. Será difícil traduzir em palavras e fotos as sensações provocadas pelos lugares e seus significados. Mas tentá-lo-ei.

Começamos por Cusco, a terceira mais importante cidade do Peru, contudo a mais importante do ponto de vista arqueológico pois está próximo ao Vale Sagrado dos Incas (incluindo Machu Pichu), que guarda construções ligadas a questões religiosas, agrícolas, científica, culturais e artísticas. A cidade está a cerca de 3.500 metros de altitude. Lá, surgiu o Império Inca, com Pachacutec, que construiu o Koricancha ou Templo do Sol.

Lembra do soroche que tinha citado? Poisé, é o mal da altitude. Dá, principalmente, enjoo, tontura, má digestão, vômitos, sensação de cansaço, falta de ar, diarréia, dor de cabeça, coração acelerado, sangramentos no nariz. Varia de pessoa pra pessoa. Eu tive sensação de cansaço, falta de ar, coração acelerado e dor de cabeça. Só! Então, na primeira noite, descansamos pra aproveitar a partir do dia seguinte. Negócio pega mesmo!

Ao som da cantora peruana Susana Baca, caro leitor@, posto algumas fotos deste nosso contato pós-férias. Seja corret@ e se for usar as fotos, por favor, crédito para Andreh Jonathas. :)



Vista panorâmica de Cusco, que antigamente, tinha forma de um Puma, um dos animais sagrados para os Incas.


 Koricancha, onde surgiu o Império Inca.

 Koricancha foi modificado pelos espanhóis, à época da colonização.

 Marquete de como seria o Koricancha original.

 Maquete do Koricancha

Plaza de Armas de Cusco. Monumento em homenagem à Pachacutec, fundador do Império Inca.


4 Comments:

At 6:43 AM, October 28, 2011 , Anonymous Anonymous said...

#LIFESTYLE: Posso falar?! Eu sei o que é Soroche (risos)

@JOHNSOUZSA

 
At 9:10 AM, October 28, 2011 , Anonymous Karol Nantua said...

Legal... diz aí o que o turista não pode deixar de conhecer, comer, fazer no Peru. Tô pensando em fazer uma viagem e estou analisando alguns lugares! :)
Mas tenho que confessar... o tal do soroche me assusta!

 
At 3:42 PM, October 28, 2011 , Blogger Andreh Jonathas said...

que nada! é desconfortável, mas passa loguinho. tem folha de coca e outras plantas que amenizam os efeitos da altitude. se tiver os cuidados necessários, é maior limpeza.

 
At 6:07 AM, November 02, 2011 , Blogger Conexão/Ibaretama (por Jéssica Teixeira) said...

Ebaaaaaaaaaaaaaaaa Surtou tá de volta!!!! E com fotos deslumbrantes.....
Mas, tem uma coisa,acho q vc vão revelou tudo desse tal de 'soroche'... (kkkkkkkkkkk)

beijos.....

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home