Preconceito contra Nordestino
Caríssimos,
recebi um e-mail, através da jornalista
Ana Evangelina Fernandes (81- 34530473/
87743472), que me deixou pasmado, mas não
me surpreendeu. Um cara, que suspeito não
ser jornalista, publicou um texto de cunho
preconceituoso sobre o Nordeste. Alex
Gutemberg é o nome do colunista que escreve
para o jornal O Estado do Paraná e fez
verdadeiras injúrias. Depois de confirmar
que o jornal e o colunista existem,
resolvi publicar no surtou para saber a opinião dos
leitores. Segue abaixo,na íntegra, tal qual recebi, a
publicação feita no dia 11 do mês passado. Ah!
Também mandei emails pro tal Alex e ele me respondeu
sustentado as afirmações. Caso queiram comentar com
o próprio, segue o endereço dele... HeHe! alexgute@pron.com.br
“Um Mundo que Parou no Tempo
Autor: Alex Gutemberg (Texto publicado no jornal O Estado do
Paraná, em 11 de 02 de 2007)
O Nordeste brasileiro é um mundo à parte. O que os portugueses Fizeram com o
povo da região, durante 4 séculos, foi criminoso. Usaram as índias. Ou melhor,
estupraram as índias aos milhões e depois as pobres negras escravas. Obviamente
não assumiram as roles, pelo contrário, deixaram as coitadas grávidas, os maridos
traídos na marra e ainda acabaram com as virgens indígenas , que não tinham a
menor idéia do que estava se passando.
O custo social disso tudo foi gigantesco. Todo brasileiro sofre até hoje. Essa
violência criminosa destruiu várias sociedades de tribos nordestinas , humilhou
ainda mais as negras e os negros e gerou uma civilização e stranha, de miseráveis,
com poucas oportunidades, que influencia uma nação que não consegue se desenvolver
por causa dessa contínua falta de assistência. Eles estão mais sujeitos a doenças,
aos problemas sociais e a violência do que o povo do Sul do Brasil. Não resistem.
Essas contínuas gerações de mamelucos e cafuzos, resultado de uma miscigenação
desenfreada - e aqui um parêntese, não existe preconceito nesta afirmação, pois
os brancos não podem nem viver perto de índios para não contaminá-los com nossas
doenças esquisitas, quanto mais ter relações consangüíneas, sofre diariamente.
Passa fome continuamente. Eles têm seus direitos sociais e civis cassados pelas
minorias brancas, pelos políticos e até mesmo por seus conterrâneos. O trabalho
escravo persiste por todos os cantos.
O que se ouve de Salvador a São Luís são avisos constantes aos turistas, ou
a quem tem a pele branca:cuidado, não saia com a máquina fotográfica. Não saia
com esse tênis, não leve dinheiro para a rua. Cuidado na praia, os ladrões estão
em todos os cantos. A liberdade não existe entre eles. Existe sim o medo crônico,
uns dos outros, às vezes de pessoas maltrapilhas e famintas, que podem ser bandidos
ou apenas mendigos.
O povo nordestino vive num mundo à parte. As cidades são imundas, o crime compensa
e a exploração por meia dúzia de coronéis em cima do retirante, do miserável é
uma constante infinita. Eles não têm noção de limpeza, de educação, de respeito
entre eles mesmos. São muito hospitaleiros. O povo de uma maneira geral, trata
bem o sulista. Entretanto, acham que o futuro da humanidade está nos Bolsas-Esmolas
do Lula, que, certamente será o novo Padim Padre Cícero da região. Um santo.
Nesse mundo diferente, longe da globalização, até os ricos e mais letrados
acreditam no Lula, no governo petista. Pior, sabe lá o que se passa na cabeça desse
povo mal alimentado, para adorar seus políticos, como Inocêncio de Oliveira,
Antônio Carlos Magalhães, José Sarney e clã, entre outros.”
Agora lascou
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) proibiu a utilização de qualquer tipo de equipamento sonoro dentro de transportes coletivos por parte das empresas. A justificativa da entidade é que o som serve de divulgação para os artistas e não está sendo pago o direito autoral... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!... Para completar a medida “cabriocárica” – Rss! – foi estipulado o valor de R$ 37, por carro, para execução de rádios. O valor deve ser mensal, mas isso não importa. Os motoristas reclamam e fizeram um abaixo-assinado contra a determinação... Agora lascou mesmo! Eu tenho que pegar um ônibus desconfortável, sem ar-condicionado, com assentos que mais parecem pedras, com um motorista estressado, correndo o risco de ser assaltado, andando em ruas inspiradas na superfície da lua, e agora não posso nem escutar a FM 93 e a voz de veludo da Samanta Marques.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Ô palhaçada!
Uma fonte boêmia informou-me que o filho do Tiririca, Tirulipa, foi ao Maviks para fazer um show, mas a casa estava fechada... kkkkkkkkkkkkkkkkk! ...bem feito! Mas o legal, foi que o projeto de palhaço chamou um programa policial desses ai que mostram sangue na hora do almoço. É osso, mas é isso!
Andreh Jonathas
19 Comments:
"Civilização estranha, de miseráveis,com poucas oportunidades, que influencia uma nação que não consegue se desenvolver por causa dessa contínua falta de assistência."
Poxa acredito que essa não seja a melhor definição para a "civilização Nordestina".
Ele mostrou uma visão um tanto repugnante do Nordeste, visão de quem só percebe as coisas ruins, pois não sejamos hipocritas em dizer que não tem nada disso aqui né?
Como também tem em outros cantos, ou vai dizer que ninguém ouve isso >>"cuidado, não saia com a máquina fotográfica. Não saiacom esse tênis, não leve dinheiro para a rua. Cuidado na praia, os ladrões estão em todos os cantos." quando vai a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro ????
"cidades imundas" "miseráveis" e pessoas que "não têm noção de limpeza, de educação, de respeito entre eles mesmos" há em qualquer região. Então eu acho que ele generalizou ao colocar isso como capa do Nordeste.
Mas como vc falou Andreh, não é de se supreender, apenas de se lamentar e me admira um texto desse tipo, preconceituoso sim , ter sido publicado.
Ele realmente não sabe o que o Nordeste tem de bom.
cheguei a conclusão que n vou dá muita trela pra esse cara, mas q ele conegue ferir o nordestino que conhece o valor da regiaão, consegue.
dá vontade de mandar ele pra aquele lugar, mas é exatamente isso que ele quer: provar que somos animais q n evoluem ....ai ai ...valeu pelo comentário, pricila..
abraço pessoal
kkkkkkkkk num acredito que num vou mais ouvir rádio no ônibus. Era uma forma de distração .. pense.. pelo menos não vamos continuar a ouvir aquelas pessoas "super afinadas" tentando acompanhar a música kkk
Ah! de nada e com certeza, melhor nem dar trela.
=D
Esse cara deve estar bitolado aos livros de história positivista do começo do século retrasado, esquecendo da importância da realidade e do convívio sócial para construção da sociedade. São ridículas suas generalizações e sua falta de embasamento para escrever um texto tão inadequado. Retratando nossa região como se fosse pertencente a um outro Estado, como se o País não formasse um conjunto e nas outras regiões não existissem perigo, crimidalidade, sujeira, pessoas sem a oportunidade de frenquetar boas escolas, e com isso, ficando mais sujeitas a votarem sem uma ideologia. Deprimível sua observação à respeito do convívio "branco-índio", no início da colonização, vá lá, falar-se nas doenças diferentes, mas na atualidade, com o progresso científico e com o maior contato entre essas etnias, é um absurdo!
O pior, entretanto, é verificar que esses problemas sociais se devem à nossa omissão diante das circunstâncias em que se encontra nossa sociedade, não pressionamos nossos representantes para que cumpram seus deveres... gerando espaço que para pessoas como esse colunista, coloquem essa culpa nos estados mais "pobres"...
Eu disse que o texto dele era de cunho neonazista e ele n gostou....kkkkkkkkkkkkk....to errado?
Andreh
Rapaz, talvez ele tenha sido neonazista, preconceituoso e exagerado e pessimista em alguns pontos e o escambau...Mas mentira, mentira, mesmo, ele disse alguma...? Quanto a existir isso em todo canto, não acho que é justificativa, afinal ele não comparou o nordeste com nenhum outro lugar.Apenas escreveu sobre aspectos daqui.Vamos parar de nos fazer de coitadinhos e reclamar de preconceito disso, daquilo e vamos fazer alguma coisa. Fico com a Clívia quando diz: "O pior, entretanto, é verificar que esses problemas sociais se devem à nossa omissão diante das circunstâncias em que se encontra nossa sociedade, não pressionamos nossos representantes para que cumpram seus deveres... gerando espaço que para pessoas como esse colunista, coloquem essa culpa nos estados mais "pobres"..." Abraços!!
pode crer q n dá pra esconder, mas o texto do cara só tem características de preconceito....poderia falar a mesma coisa de maneira diferente
Não me admira esse idiota ser do Sul, e quando me refiro à Sul, quero realmente dizer a região estipulada geograficamente. A maioria deles é bastante preconceituoso... Lembro-me de estar passando de canais certa vez e me deparar com o caso de uma modelo negra, que havia recebido várias mensagens racistas após um ensaio sensual num site; diziam que ela tinha "boca de negão", "nariz de negão", "chapinha nela!", e por aí vai. Ao entrar no site, vi que a maioria desses comentários vinham de pessoas do Sul, por isso esse texto não me chocou muito, sabendo de onde ele vem... Outro caso bastante interessante que vi na tv foi o de uma assistente social que acordava os mendigos que dormiam nas ruas aos berros para colocá-los em um carro e de lá os mandarem de "volta de onde vieram", ou seja, para o "Norte". Esta é um política pública do Sul para diminuir seus pobres. Bem, o nordestino pode até ser tudo isso que ele falou, coisa que não é de fato, mas algo é certo: ainda temos verdadeiro apreço pelo ser humano, e não o julgamos pelo lugar de onde veio, mas o recebemos de braços abertos. Para finalizar, gostaria de lembrar a todos que todo o dinheiro que não foi investido no Norte e Nordeste do país, foi revertido para o Sul/Sudeste, esta "civilização ariana", pudesse se desenvolver... Portanto, se o Nordeste é esta merda toda que ele falou, a culpa é inteiramente dos sulistas. Estudem um pouco de História.
MORO NO SUL
MAS SOU NORDESTINA COM MUITO ORGULHO
e posso falar, porque sei que oque esse cara disse não faz o minimo sentido!!
o nordeste pode ter sim seus problemas, mas concerteza os da qui do RS não estão longe de se tornarem pior,nas favelas daqui oque mais me chama atenção alem da miseria que eu NÂO vejo nas favelas do nordeste, é a falta de vontade que esse povo do sul tem de trabalhar, mesmo na pobresa o nordestno trabalha pra mudar de vida e sempre tenta ir alem, em quanto os do sul desistem de continuar tentando, se vc for em uma favela daqui as nove da manhã ainda ta todo mundo dormindo pq acham que não vale a pena levantar pra trabalhar!!!!!
O ensino da qui é pessimo, falo isso pq ja estudei em MG em SP e no RN e posso comparar!!!!!
eee falar que o Nordeste é um lugar sujo... eu vejo muitos lugares sujos aqui tambem, o centro de Porto Alegre é uma porcaria, comparado ou de Natal-RN
ELES AQUI SE ORGULHAM MUITO DE UMA GUERRA QUE DUROU 10 ANOS E NEM GANHA ELES CONCEGUIRAM,ME IMPRECIONA O FATO DELES TEREM MAIS ORGULHO DE SER GAUCHO DO QUE DE SER BRASILEIRO
Eu so tenho certeza que esse cara não deve ter a minima cultura e nunca vai ser nada na vida se continuar pensando assim, conceteza nunca deve ter saido do estado dele, sendo assim não pode falar nada sobre o nordeste!
o que esse senhor postou sobre o nordeste em algumas situações é exagero, mas conheço a região e o que ele diz em alguns aspecttos e tópicos é a pura verdade.Ao chegarmos como turistas no NE os próprios guias e as pessoas envolvidas com o turismo desta região fazem comentários maldosos e nos advertem SIM dos problemas caóticos dos locais de visitação no nordeste brasileiro, não quer dizer que essas mazelas não existam no sul, mas é menos evidente,A minha conclusão é que vcs nordestinos deveriam começar a mudar estas ideias e lutarem por melhorias de vida, pois os grandes culpados desta merda toda são os politicos nordestinos com a conivencia dos politicos do sul e sudeste é claro.Sou de Sao Paulo,mas moro a muitos anos no norte do Paraná , região extremamente rica e desenvolvida com cidades super estruturadas e urbanismo invejável, e olha que sou de Sao Paulo, mas eu quero chegar no ponto em que esta região tem recebido um grande numero de nortistas e nordestinos que estão contribuindo pra tudo isso e ao contrario do colega paranaense as pessoas daqui abriram os braços para este povo e não se preocupam com essas mazelas.Claro que há violencia, falta de oportunidades e favelização,mas pergunto eu : Isso acontece pq os nordestinos estão vindo para cÁ? Claro que pesa na balança, mas há paranaenses,paulistas , gauchos, catarinenses,mato grossenses e muitos enses deste pais em situações ruins.Culpa de quem? NOSSA CULPA : POVO APOLITIZADO E SEM SENTIMENTO PÁTRIO
A ignorância reina soberana neste país - de Norte a Sul. Prova disso, e' o nível elementar, grosseiro, medíocre, pretensioso e desprovido de fundamento da maioria dos comentários postados aqui ( por parte de quem se considera acima da média )...O brasileiro precisa ler muito e informar-se antes de falar de coisas sobre as quais ele pouco, ou nada, sabe. Que tal uma boa dose de Filosofia, Sociologia, Antropologia Cultural e muita, muita História????....Um grande abraço à maioria do povo nordestino - que infelizmente nao pode dar-se o luxo de instruir-se de modo adequado para combater e refutar idéias racistas e grosseiras que denigrem sua imagem.
kkkkkkkkkkkkkk
como diziam varios sabios de nossa historia....
generalizar é para BURROS
claro que existem problems no nordeste, no entanto existem problemas em todos os cantos do brasil...
no RS por exemplo (QUE DISEM SER UM DOS MELHORES LUGARES DO BRASIL) cadeias com dobro de lotaçao... em que os presos fazem suas nessecidades fisiologicas um encima do outro... pois mal a espaço para eles se locomoverem... (SEM CONTAR AS SECAS QUE ESTAO ASSOLANDO O ESTADO)
sao paulo TRANSITO INSUPORTAVEL.. POLUIÇAO INTENÇA.....
RJ ARRASTOES AOS MONTES.. PROSTITUIÇAO.. TRAFICO DE DROGAS DE PROPORÇOES INCRIVEIS...
em suma.. todo o pais tem seus problemas....no entanto eu entendo a raiva que alguns ignorantes (ESSES SIM SAO OS VERDADEIROS ANALFABETOS E SEM INSTRUÇAO) tem dos nordestinos... os nordestinos saem a procura de uma vida melhor, e como é uma sociedade esperta e esforçada se da bem em qualquer canto do brasil...
é muito parecido com o preconceito dos nazistas contra os judeos... NAZISTAS com odio pois os judeos eram MUITO SUPERIORES a os esdruxulos alemaes no comercio em geral....
+ deixem que falem mal dos nordestinos.....
é sempre bom rir de gente ignorante que nao sabe oque diz...
Realmente o preconceito contra nordestinos existe,e é muito forte, embora apareça sempre sob o manto do anonimato. Leiam essa crônica e vejam os comentários:
http://gileadmauriciojornalista.blogspot.com/2009/11/jorge-bornhausen-e-vaca.html
conheci uns trinta nordestino apenas um se salvou pois tinha uma otima educaçao enquanto os outros ruim estupidos etccc
Sou maranhense ... e daí!? e daí que sou um ser humano e uma cidadã ... pela declaração universal dos direitos humanos sou uma das pessoas que nascem livres e iguais em dignidade e direitos e somos dotadas de razão e consciência e devemos agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade, bom não foi isso que vi nesse texto !
Primeiro porque o fato de ser maranhense,nordestina não me faz ser mais suscetivel a ter doenças, não sou mal educada, aliás minha educação depende de quem a mim dirigi-se. Eu não fiquei apenas indignada com o texto, fiquei chocada,pasmada! Eu não digo que ele é um ignorante,mais sim um ignóbel! Não que não existe pobreza e miséria no nordeste, mais vale lembrar que no sul,norte etc também existem fome e miséria ! Não não adoramos Antônio Carlos Magalhães muito menos Sarney e cia ! Esse pulha não sabe o que diz, e ainda é capaz de dizer que o texto não é preconceituoso. Ele não deve saber o significado dessa palavra ! è um estúpido mesmo ! Não dá o minímo de valor para a cultura nordestina e nem brasileira ! Meu repúdio a ele !
Sou nascido e criado em Brasília. Aqui é um lugar onde nota-se, com certeza, a maior pluralidade cultural do país. Há gente de todos os cantos, com a predominância, respectivamente, de nordestinos e mineiros. Nunca notei alguma notícia ou algum comentário de preconceito sobre quaisquer pessoas oriundas dessas regiões aqui no DF. Mas a minha posição é a de que as raízes desses infelizes preconceitos está contida nos tempos da colonização.O povo brasileiro, talvez por ser miscigenado "de norte a sul", cresceu em meio a muitos preconceitos e mitos. Diferenças culturais muito acentuadas que se formaram em um só território. O cenário que vemos hoje, é o de um preconceito GERAL não só entre o povo nordestino. E sim, entre o povo brasileiro. É comum notarmos piadas regionalistas em todos os extremos do país. O brasileiro, a meu ver, é um povo que, infelizmente tropeça muito nas próprias pernas com questões preconceituosas fúteis e que só nos configuram situações vergonhosas e até mesmo típicas em nosso país de contrastes. Precisamos adquirir "vergonha na cara".
Como prometido ontem foi postado em meu blog o modelo de petição PARA COBRAR DANOS MORAIS da acadêmica de Direito Mayara Petruso. A QUE DISCRIMINOU NORDESTINOS. Qualquer pessoa poderá ajuizar em seu próprio domicílio ou transformar em representação ao Ministério Público. Acessar modelo de petição em:
http://valdecyalves.blogspot.com/2010/11/mayara-petruso-caluniou-e-difamou-cada.html?spref=tw
Não deixe de ler a penúltima matéria. Artigo complexo sobre o caso.
Meu caro... você deve ser mais um recalcado que perdeu a vaga de algum concurso ou de uma faculdade federal pra um nordestino!! Porque nordestino é um povo inteligente, guerreiro e batalhador. Não tenho idéia de como você deva ser, mas da pior espécie humana você é! Graças à Deus não elegemos um merda como o Serra que pensa igual a você!! Estive em SC, Paraná e vi o quanto vocês sulistas são ignorantes e não sabem nada de geografia!! Por que meu caro você não vai morar em outro canto? Se não fossem os nordestinos esse país nem andava!! Pessoas ignorantes como você deveriam sinceramente nem existir! Infelizmente você deve ter tido uma educação medíocre e provavelmente foi molestado. Porque não tem explicação para o que Hitler fez e muito menos para o que você falou!! FORA!
Nenhuma novidade no texto, não foi dito nenhuma mentira, quem já leu Gilberto Freyre, Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado e Suassuna está cansado de saber disso.
O jornalista escreveu somente o que vê todos os dias, seja no norte, nordeste ou Sudeste, a pobreza a que essa gente e delegada desde ó inicio da história brasileira persiste até hoje.
É ignorância e preconceito não querer admitir que esses povos, negros, cafuzos, mulatos, nordestinos e outros geram a criminalidade, seja por mal caratismo ou necessidade!
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home