Wednesday, April 22, 2009

“Pernambuco barra baixaria no forró”


Ainda existem iniciativas sensatas e corajosas no mundo da música. “Enquanto o Ceará assiste calado à intensa baixaria de muitas bandas de forró, Pernambuco reage”, iniciou seu comentário de hoje o colunista Fábio Campos, do Jornal O POVO. Na foto, Dominguinhos, que fará show hoje (22), às 19 horas, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro). Entrada Franca. Outras info.: 3464 3108.

Campos reproduziu um trecho de uma matéria do Jornal do Commércio (PE), que trata do assunto: “O São João de Caruaru, no Agreste, será voltado para as tradições culturais e para o autêntico forró. É o que promete a Fundação de Cultura da cidade, que causou polêmica ao anunciar, sem citar nomes, que bandas ‘apelativas’ estão fora da programação. ‘Alguma bandas não vão participar. O São João de Caruaru nasceu, se fortaleceu e cresceu através do forró autêntico, das bandas e dos artistas da cidade, e queremos resgatar essa tradição’, disse o presidente da fundação, José Pereira... ‘no ano passado, uma integrante chegou a tirar o sutiã. Em outra ocasião, um cantor mostrou as nádegas e também houve gestos obscenos com microfones’, completou.”

O colunista comentou: “A maioria dessas bandas de forró que exaltam a baixaria, a agressividade e a falta de civilidade são do Ceará”.


Agora, vamos nós: A atitude da Fundação de Cultura de Caruaru é sensata porque abre uma discussão já esquecida. As letras de música das bandas do chamado “forró eletrônico” andaram pra trás e deixaram de ser de “duplo sentido” para serem de “sentido direto”, em que são exaltadas a embriaguês, a violência contra a mulher e o machismo. Vamos fazer justiça: não são todas. Ainda há grupos que exaltam a alegria, o romantismo e a cultura regional. De qualquer forma, a iniciativa de Pernambuco retoma o assunto que deve mesmo ser levada em consideração.


Por outro lado, a iniciativa também é corajosa. Isso porque há um verdadeiro império no Nordeste, em especial no Ceará, do forró, em que, poucos grupos (que congregam várias bandas) dominam este mercado. Por isso, barrar grandes bandas de forró é comprar briga com cachorro grande, o que pode transformar o evento em um fiasco. Essas bandas são populares e podem, de propósito, fazer grandes shows nos mesmos dias do evento que as boicotou para tentar atrair o público que seria de lá. Duvida? Acha isso exagero? Há exemplos disso aqui em Fortaleza.

Agora vou ser “advogado do diabo” e abrir novas polêmica: O que é “autêntico forró”? Ainda existe?

13 Comments:

At 6:59 AM, April 22, 2009 , Anonymous Anonymous said...

é uma questao delicada, como vc mesmo disse é comprar briga com cachorro grande, mas se ninguem for ousado e bater de frente com o possivel problema p resgatar sua cultura e o "autentico forro" a musica regeional do nordeste continuará a regredir(culturalmente e morfologicamente falando)...
p o resgate da cultura acotecer de fato temos q sermos ousados... fazer o q?

Muito boa a iniciativa de pernambuco, isso pq é um dos poucos estados do nosso nordeste que resgata, valoriza sua cultura, nao querendo ser tao radical e menos patriota, diria que é o unico estado nordestino q assume com orgulho suas raizes...

Bjos a todos
joyce - piauí

 
At 7:51 AM, April 22, 2009 , Anonymous Fábio - Ceará said...

É realmente complicado está usando como bandeira de luta contra esse forrór industrial o resgate do "autêntico forró", mesmo porque, a autenticidade desse termo é fraudulenta;P Forró como ritmo, entenda-se, maxixe, xaxado, baião, côco, e porai segue, e como autêntico, não sabe-se nem quem é que dá o selo de pureza a uma coisa tão dinâmica como a cultura popular. Por outro lado, já é perceptivel que de uns tempos pra cá o forrór industrial aloprou tanto que naturalmente vem gerando reação de avessão por parte dos nossos forrozeiros que andam montando casas, bandas e formando público para esse 'forró autêntico', leia-se 'pautado em Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, grupos tradicionais desse nosso sertão, etc'. É a tal onda do Forró Pé de Serra, simples - zabumba, sanfona, triangulo - e bonito. Concluindo... Um evento do porte do São João de Caruaru levantar a bandeira por esse 'forró autêntico', é oportuno e acredito que não só abra espaço para esse forró simples e pautado em formações tradicionais, como para novos forrós, com formações diferentes, musicalmente diferente, eletronizados ou não, porém pautados pela música e não pela a linha de montagem indústrial. Garanto que com boas festas todos os forrozeiros que hoje envergonham-se da música nos forrós que vão, que se desculpam com coisas do tipo "nem escuto o que toca", ou "vou porque tem mulher", migrariam para a boa música.

Forró para os pés, cinturas, bocas e ouvidos! Avante Caruaru!

 
At 8:09 AM, April 22, 2009 , Blogger Unknown said...

valeu Andreh
bom trabalho meu amigo
quero voltar aqui mais vezes

 
At 8:15 AM, April 22, 2009 , Blogger Andreh Jonathas said...

obrigado aos comentários. o grande lance que emperra esse "resgate do forró autêntico" é que n acho possível manter a mesma coisa sempre. a sociedade muda, a cultura muda, a música muda também. difícil é entender o momento e produzir trabalhos de qualidade q se sustentem no mercado, no sentido mais comercial da coisa. teria q haver uma reconstrução do mercado fonográfico, em que se teria espaço para tudo e não só para o que fosse comercial.

A internet está aí para dar vez a novas iniciativas musicais, que se auto intitulam de "alternativas". e se as alternativas deixasse de ser alternativas e passassem a ser a comerciais? só é alternativa até ter um bom contrato assinado? quem disse q ser comercial é n ser de qualidade? é possível sim está tocando nas rádios e ser música de qualidade (e aqui n quero entrar no mérito do jabá)...

Avante, música brasileira!

 
At 9:27 AM, April 22, 2009 , Blogger Sidney said...

To sem tempo agora pra comentar, mas depois eu volto.
Por enquanto digo só que Achei foi pouco!!!! Tem que acabar com essa apelação mesmo!!!

 
At 5:28 PM, April 22, 2009 , Blogger Cintia Rodrigues said...

Eu apoio o movimento que busca resgatar o autêntito forró, mas não acho que o chamado "forró eletrônico", com aquelas letras mais danadinhas, tenha que ser reprimido. Acredito que, nesse mundo cada vez mais multisegmentado, há espaço para todos os públicos. Como diz a "Lei de Say": “a oferta cria sua própria demanda”. Eu sou do bloco da ALEGRIA!

 
At 6:27 PM, April 22, 2009 , Anonymous Caroline Oliveira said...

Tomara que outros eventos culturais nordestinos se espelhem nessa iniciativa e voltem a dar espaço para aqueles que se empenham e manter e divulgar a verdadeira cultura nordestina. Apesar de não ser cearense e nordestina, tenho vergonha quando amigos "sulistas" comentam sobre as baixas e obscenas musicas que nasce no Ceará( e nordeste como um todo). Parabens Andreh!

 
At 7:48 AM, April 23, 2009 , Anonymous Anonymous said...

Acho importante o espaço dado ao resgate do forró original, cultural ou autêntico. Mas também acredito que, como a comentarista Cintia Rodrigues expôs, a sociedade muda e assim seus anseios. O povo escuta com quem quer e como quer,o que não faz extinguir, naqueles que realmente gostam de forró e acompanham sua trajetória e produção, o gosto pelo forró tradicional/autêntico.

Abraço André.

 
At 5:01 AM, May 12, 2009 , Anonymous Anonymous said...

Pois é.. Pernambuco desde o começo de sua história sempre foi corajoso e não é a tôa que é chamado Leão do Norte. Essa bandalheira que apela e acaba com nossa cultura tem de sair mesmo. Um punhado de gente ganhando milhões em cima da desgraça cultural dos outros. Ahh.. vão fazer isso no Ceará poww.. Se lá acham bonito criança cantar "chupa que é de uva, eu vou pro cabaré, vamo beber até cair.." é problema do Ceará. Agora trazer essa mazela social pro estado dos outro, tenha paciencia. E se quiserem boicotar, é problema de quem for. Se num evento realmente cultural tiver pouca gente, e dai? Melhor do que o evento não acontecer. Pelo menos há oposição e resistencia!!! Avante companheiro Leões Nortenses.. Abaixo essa porcaria cearense!!!

 
At 5:34 AM, May 12, 2009 , Blogger Joe said...

Fez certo. Desde muito tempo atrás que Pernambuco parte pra cima. Não é a tôa que é chamado Leão do Norte. E enquanto os outros calam e consentem, nós deixarmos que esses larápios da cultura venham fazer de nosso Estado palco pra extensão do turismo sexual e da música apelativa do Ceará já é demais. Gostei da atitude do Secretário. Atitude de homem compromissado com a cultura. Meu nome é Vidal e meu e-mail é josevidal1996@hotmail.com.

 
At 5:41 AM, May 12, 2009 , Anonymous Anonymous said...

Claro que existe o autentico forró meu caro. Onde você vive? Na lua? Flavio José, Santana, Maciel Melo, Petrucio Amorim entre outros tantos são forró autentico, que têm letras e não palavrões que apelam paraa acefalia dos pobres sem referencial musical. Advogado do diabo que nada, tu tá querendo dizer é que é adepto também desse mazela social. Sinto muito se seus pais não te passaram um referencial. I'm sorry!!

 
At 7:01 PM, June 12, 2009 , Blogger Andreh Jonathas said...

Opa, mais comentários. Que bacana! Ótimo causar opiniões divergente. Pena que este blog não aceite comentário anônimo.

Bom, vou abrir umas exceções por aqui, até para não ficar a sensação de que tirei o comentário porque afrontou o que falei. Sejam bem-vindos, anônimos e voltem sempre.

1- Felizmente, meus pais me passaram o referencial de assumir o que se pensa e o que se fala, isto é, não ter medo de se expressar assinando com meu nome;

2- Eu não preciso expor uma opinião querendo dizer outra coisa;

3- Fiz essa postagem em defesa da iniciativa louvável de Pernambuco, que, ao contrário do meu Ceará, sabe valorizar as manifestações culturais que merecem espaço.

4- Flavio José, Santana, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Jorge de Altino, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Geraldinho Lins, etc, etc, são trabalhos de qualidade e respeitáveis. A música evolui e tem que acompanhar mesmo as mudanças da sociedade, mas não acho que chegar as porcarias que tocam em todo o Nordeste. E ganham muito dinheiro, por sinal;

4- Ninguém não tem nada que incluir meus pais nesta discussão, ok?

5- Fiquem à vontade, mas saiam de trás dessa proteção "anônimo".

 
At 11:32 AM, October 06, 2012 , Anonymous Roberto said...

"Claro que existe o autentico forró meu caro. Onde você vive? Na lua? Flavio José(...)"

Flávio José???

"Tu me levas à loucura. Quando veste essa blusinha. Com esse umbiguinho de fora. O decote bem cavado. E as costas nuazinha"...

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home